Voluntarios:

Precisamos apenas de ajuda por cerca de 3 horas/dia e 6 dias/semana de acordo com os objetivos, portanto, fornecemos apenas acomodação (barraca, colchão e cobertores) e instalações compartilhadas (cozinha, banheiro seco e chuveiro quente). alimentos (vendemos legumes frescos, fermentados e secos e ervas e ovos).

Existe ainda uma piscina natural na ribeira e consoante a época, cogumelos, plantas comestíveis e aromáticas, bagas, bolotas e castanhas.

Idade mínima 18 anos e tempo mínimo de permanência de 4 semanas.

Doações para manutenção das instalações e gás para cozinhar sua comida e manter o chuveiro quente são bem-vindos.

Este ano precisaremos de ajuda para manter a horta, horta e floresta alimentar, construindo estruturas simples com madeira roliça e materiais reciclados, colhendo ervas, vegetais, frutas e processando-os, manutenção agrícola (cortando e cuidando de lenha, movendo cercas elétricas e sombras de verão de animais de fazenda, limpeza do estábulo), curtindo ao vivo, compartilhando experiências e muito mais ....

No norte de Portugal temos uma forte cultura de agricultura familiar que ainda é praticada por belos velhinhos e alguns jovens novos vizinhos incríveis. Você conhecerá alguns deles e poderá visitá-los para relaxar ou ajudar na manutenção da fazenda em troca de serviços, produtos ou dinheiro e aprender alguns conhecimentos ou habilidades com alegria!

Estamos no centro-norte de Portugal, numa montanha com dois vales glaciares, muita água em lagos, rios e ribeiras, que podes seguir para encontrar quintas abandonadas e casas de pastores rodeadas de selva. Perto de nós temos duas aldeias: Linhares da Beira (+/- 5km), um local histórico com um castelo militar, uma associação local, uma loja de artesanato, um bar acolhedor, um restaurante gourmet e dois hotéis; Figueiró da Serra (+/- 2km), com mais vivacidade tem duas associações locais, uma mercearia, bares de reboque e um hotel com restaurante. Temos um carro que usamos frequentemente para trazer necessidades de fora mas também há um autocarro que passa em Figueiró da Serra todos os dias às 9h que vai para a cidade mais próxima (Gouveia +/- 20km) e regressa às 17h.

Comentários

Martin (2021): Estou muito satisfeito com meu tempo lá. É um lugar perfeito para se reconectar com a natureza. Muitas plantas, flores coloridas, borboletas e uma variedade de animais. Adorei acordar com os belos sons dos pássaros. O vale e as montanhas da Serra de Estrella são selvagens e surpreendentes. Aprendo muito em Permacultura com a ajuda do informativo Gonçalo. Ele e Rita são pessoas muito amigáveis ​​e abertas. Desejo a todos boa sorte e espero que nos encontremos novamente em breve. Thanks.M

Maria & Pawel (2020): Gonçalo & Rita têm uma abordagem autossustentável em sua maravilhosa propriedade. Eles têm muita sabedoria, são muito receptivos e você pode perguntar qualquer coisa. A filha deles, Dana, desafia você a aproveitar a vida e deixar de lado suas preocupações para apenas aproveitar o momento puro. O trabalho inclui jardinagem em seu enorme jardim vegetal, preparo de alimentos e ajuda na reforma de uma casa de pedra. Infelizmente, seu abrigo de voluntários pegou fogo antes de chegarmos, eles fornecem barracas de camping, mas pode ficar muito frio à noite. Eles têm uma pequena e aconchegante cozinha de voluntariado com tudo o que você deseja. Tem fogão e forno, lareira no exterior e alguns solares no interior. Com os nossos companheiros de trabalho Manuel e Ricardo tínhamos uma companhia muito boa. Eles fazem kimchi extraordinários e o almoço também é sempre muito bom. Obrigado a todos por esta agradável estadia, desejamos-lhe tudo de melhor. Atenciosamente maria e pawel

Paulina (2019): Foi um prazer ficar com o Gonçalo, a Rita e a Dana! São pessoas calorosas e de mente aberta, sempre dispostas a ter uma conversa boa e significativa, aconselhando e respondendo a todas as suas perguntas. Eles dividiram o tempo, o trabalho e o dia a dia comigo, então adquiri muito conhecimento sobre permacultura, plantas, bulidings, animais, a paisagem, ... pelo menos aprendi muito sobre mim. Fiquei por quase 4 semanas em seu belo vale e tive a chance de conhecer pessoas e estilos de vida impressionantes .. também foi o espaço perfeito para me acalmar e me reconectar com a natureza e comigo. Rita & Gonçalo vivem uma vida simples e pacífica, seguindo os seus valores e procurando incluir tudo o que os rodeia. Nos primeiros dias precisávamos nos aproximar um pouco, pois fui o primeiro voluntário esse ano e precisei de um tempo para chegar .. mas no final não quis ir embora - recomendo mesmo levar um pouco tempo para a sua estadia, com certeza vale a pena! Mais uma vez, obrigado por tudo e espero vê-lo novamente! ABRAÇOS

Bonnie & Lee (2018): Adorei meu tempo neste workaway, ajudando na fazenda orgânica de Gonçalo e Rita, conhecendo-os, sua adorável garotinha Dana e claro Roma, seu cachorro por quem me apaixonei, e todos os outros animais. O bom amigo André foi um grande elo entre os voluntários e os anfitriões e foi uma ótima companhia também. Gonçalo e Rita são pessoas muito abertas, amáveis ​​e humildes. Gonçalo conhece muito bem a permacultura e a agricultura biológica, pelo que pode aprender muito com ele se colocar questões. O trabalho foi agradável, e não muito árduo, apenas 3 horas por dia durante os meses de pico do verão, cortávamos lenha, arrancávamos ervas daninhas, plantávamos, colhíamos, fazíamos kimchi e chucrute, movíamos cercas elétricas, até ajudávamos em um terreno vizinho que Foi um prazer conhecê-la ... uma viúva de 80 anos que continua a viver com independência, cultivando e fazendo vinho! O trabalho sempre foi muito variado o que foi ótimo. Muito tempo livre para desfrutar da área deslumbrante, relaxando à beira do rio na rede, caminhando pelas montanhas, nadando no lago próximo. Fomos a uma aula de ioga semanal que foi ótima. Adorei passar tempo com nossos anfitriões, seus amigos e outros voluntários. Era mais silencioso e menos social do que os outros workaways em que estive, mas era perfeito para mim naquela época, pois era uma boa mistura de tempo para mim e tempo com os outros. Aprendi muito sobre permacultura, assim como sobre mim mesma e a vida em geral, e gostava de me sentir tão em sintonia com a natureza. Foi muito difícil sair! Fiquei muito tentado a ficar mais tempo, mas já tinha combinado com antecedência. Muito obrigado Rita e Gonçalo. Jamais esquecerei seu pequeno bolso do paraíso e espero voltar em um futuro não muito distante. Muito amor :)

Laurine (2017): Eu planejava ficar 2 semanas com a Rita e o Gonçalo para minha primeira experiência de voluntariado e fiquei quase 3 semanas, e realmente não queria ir embora! Seu principal objetivo é fazer crescer as pessoas e eu realmente acho que elas têm sucesso (pelo menos comigo). Aprendi muito sobre vários assuntos (permacultura, saúde natural, construção, culinária e acima de tudo sobre a vida). Durante minha estada ajudei a impermeabilizar o telhado do abrigo, cortando lenha para o fogo, removendo as cercas, plantando mata de alimentos, plantando árvores na terra de um vizinho, preparando Kimchis, semeando. Eles abriram a porta para mim tão gentilmente e nunca me forçaram a trabalhar mal (quando o tempo estava ruim), e me convidaram para compartilhar grandes momentos com seus amigos (eu fui para um mantra cantando tarde e para uma aula de ioga). Eu realmente recomendo que você os encontre e ajude, e pelo menos por 2 semanas se possível, se você realmente quiser compartilhar com eles! Obrigado por tudo e gostaria de voltar para te visitar ;-)

Agnieska & Kamil (2016): Passamos 3 semanas na casa da Rita e do Gonçalo. A terra deles é linda - vale tranquilo, com rio, fora da civilização e não isolado ao mesmo tempo. Eles fazem parte de um grande bairro de pensamento alternativo, principalmente de estrangeiros. Poucas vezes participamos de encontros e festas. Dormíamos numa caravana, sempre havia comida boa em quantidade suficiente. O trabalho que temos feito principalmente é bastante difícil - limpar a terra de amoreiras, samambaias e vassouras. Mas nesse ínterim também fizemos outras coisas como abrigos para animais, estação de curvatura de madeira, cestaria de palha, colher ervas e centeio, regar o jardim etc. não temos feito muita jardinagem, poderíamos aprender muito apenas conversando com eles. Obrigado e boa sorte pessoal!